quinta-feira, 16 de julho de 2015

BELÉM DEVE SER UM LUGAR QUE TODOS SINTAM COMO SEU








Sampaio da Nóvoa diz ser necessário "transformar Belém num lugar de todos os portugueses". Com plateia cheia no Centro Olga Cadaval, o candidato contou com o apoio dos antigos chefes de Estado Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio.
Sampaio da Nóvoa apresentou esta quarta-feira, em Sintra, a sua Comissão de Candidatura à Presidência da República.
O discurso de Sampaio da Nóvoa ficou marcado por várias acusações à presidência de Cavaco. "Os portugueses sentem-se abandonados, como se os políticos, a começar pelo Presidente da República, tivessem desistido deles, tivessem desistido de os proteger", disse o candidato.
O candidato prometeu "uma presidência de tipo novo, sem amarras, que exija um combate mais duro à corrupção, não permitindo nunca que o Estado seja capturado por interesses privados. Há política a mais nos negócios e negócios a mais na política", numa das declarações mais apreciadas pelos presentes.
E entre os presentes encontrava-se António Ramalho Eanes, que assumiu o palanque sem fugir aos temas da actualidade. O ex-presidente da República criticou o processo actual de "germanização", em que a saída da Grécia do euro "se torna hoje confrangedora e ameaçadora realidade".
O apoio dos outros dois ex-presidentes da República não foi dado de forma presencial. Mário Soares terá telefonado a Sampaio da Nóvoa na manhã desta quarta-feira, "disponibilizando-se para o que for necessário" e pedindo que esta "mensagem de apoio e empenhamento na campanha" fosse transmitida à plateia do Centro Olga Cadaval.
Jorge Sampaio, que por impedimento da sua agenda não conseguiu estar presente, gravou uma mensagem onde referia "os valores que traduz" a candidatura de Sampaio da Nóvoa. Sampaio sublinhou que o Presidente tem um "papel de agregar energias e vontades" e "esse papel é insubstituível, por isso, precisamos da lucidez e da visão de António Nóvoa".