terça-feira, 19 de janeiro de 2016

SAMPAIO DA NÓVOA CANCELA ACÇÕES DE CAMPANHA MARCADAS PARA ESTA TARDE


O candidato presidencial Sampaio da Nóvoa decidiu suspender as acções de campanha da parte da tarde, em memória do histórico socialista Almeida Santos, que morreu na noite de segunda-feira.
“Iremos cancelar a campanha hoje durante a tarde, retirar da campanha tudo o que tenha uma dimensão mais festiva, como homenagem, mas também mantendo o que é o momento central na nossa democracia que é esta presença no acto eleitoral, que é também uma forma de honrar o legado e o trabalho e acção do Dr. Almeida Santos ao longo destas décadas.”
Durante a madrugada, ao tomar conhecimento do falecimento de Almeida Santos, Sampaio da Nóvoa recordou-o como um "combatente pela liberdade e por todos acarinhado" enquanto presidente da Assembleia da República.
Sampaio da Nóvoa descreveu na sua conta de Facebook uma “personalidade marcante do Portugal contemporâneo, fundador da nossa Democracia, combatente pela liberdade e por todos acarinhado como Presidente da Assembleia da República exemplar na sua forma de construir consensos e prestigiar o debate democrático."

Sampaio da Nóvoa destaca a morte do presidente honorário do Partido Socialista como um "momento triste" para o país, deixando uma homenagem a "uma das mais emblemáticas figuras da nossa história democrática, uma referência da oposição à ditadura, advogado e jurista de excelência, presidente histórico do Partido Socialista, que nunca faltou à chamada na governação e no serviço público".

António Almeida Santos morreu na segunda-feira com 89 anos, segundo disse à agência Lusa fonte da família. O corpo do fundador do PS deverá estar em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, mas não haverá cerimónia religiosa, a pedido do próprio.