terça-feira, 12 de janeiro de 2016

COMUNICAÇÃO DO MANDATÁRIO NA MADEIRA DO PROFESSOR ANTÓNIO SAMPAIO DA NÓVOA

RAIMUNDO QUINTAL

Foi com enorme orgulho que aceitei o convite para desempenhar as funções de Mandatário do Professor António Sampaio da Nóvoa nesta sua candidatura à Presidência da República Portuguesa.
Sou investigador no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e foi aí que me habituei a admirar o Reitor Sampaio da Nóvoa.
Contra ventos e marés foi capaz de mobilizar vontades, de desfazer ilhas de egoísmos, de gerar consensos. Conseguiu unir as universidades clássica e técnica. O enorme prestígio da atual Universidade de Lisboa em muito se deve ao facto Sampaio da Nóvoa ter riscado do seu dicionário a palavra impossível.
Sampaio da Nóvoa foi um excelente Reitor e estou convicto que será um extraordinário Presidente da República.
Quem foi capaz de construir uma complexa locomotiva do conhecimento. Será capaz de colocar nos carris e em velocidade de cruzeiro o comboio do desenvolvimento sustentável.
Aderi desde a primeira hora à candidatura do Professor Sampaio da Nóvoa, porque acredito que será capaz de semear a esperança, fazer crescer a dignidade e podar as desigualdades.
Aceitei esta missão, porque estou convicto que este é o tempo de dar as mãos, o tempo de agir para que milhares de seres humanos, que têm sobrevivido vergados nestas ilhas, readquirem o direito de viver felizes.
Participo neste projeto, porque, como sabiamente escreveu o Papa Francisco na Carta Encíclica LOUVADO SEJAS:
“É fundamental buscar soluções integrais que considerem as interações dos sistemas naturais entre si e com os sistemas sociais. Não há duas crises separadas: uma ambiental e outra social; mas uma única e complexa crise socio-ambiental. As diretrizes para a solução requerem uma abordagem integral para combater a pobreza, devolver a dignidade aos excluídos e, simultaneamente, cuidar da natureza”.
É óbvio que os fiéis do mercado todo poderoso (deificado), não se cansarão de apedrejar o projeto solidário liderado pelo Professor Sampaio da Nóvoa…

Funchal, 11 de Janeiro de 2016
Raimundo Quintal