quarta-feira, 17 de junho de 2015

SAMPAIO DA NÓVOA A PRESIDENTE COM MADEIRA E PORTO SANTO

Francisco Faria Paulino


No início de 2016, realizar-se-á em Portugal, a eleição do novo Presidente da República que contará com a participação exigente e informada dos madeirenses e portosantenses, que amam o seu país e a sua terra, e têm a ambição de terem como seu Presidente quem tenha capacidade, experiência e cultura para desempenhar essa exigente missão.

Em tempos de grande complexidade política, extremas dificuldades económicas e sociais e de graves indefinições e perigos no panorama internacional, o Presidente da República tem uma importância decisiva, pois dele depende, em última instância, o equilíbrio harmónico das forças sociais, culturais, económicas e políticas em que a sociedade se organiza e expressa.

A sua autoridade e legitimidade são únicas no ordenamento político nacional porque é o depositário da confiança e da vontade do povo português, expressas por voto livre, secreto e sem quaisquer instâncias mediadoras.

Hoje mais do que nunca, necessitamos de um Presidente corajoso, culto e coerente que use as palavras com inteligência, lealdade e beleza e que, sendo intérpretes do seu pensamento e da sua decisão, sejam caucionadas pelo exemplo de uma vida vivida às claras, à vista de todos nós.

Para avaliar a urgência do nosso voto e desarmar alguma da confusão levantada sobre o âmbito e o alcance das atribuições presidenciais é necessário conhecer bem os poderes do Presidente, com relevo para os expressos nos artigos 120º a 146º da Constituição, bem como se estabelece a sua relação com os cidadãos e os outros órgãos de soberania, Assembleia da República, Governo e Tribunais.

Embora a Constituição seja precisa na definição dos deveres, direitos e garantias de todos os portugeses, é muito importante que, quem se propõe ser o primeiro servidor do Estado dê testemunho da forma como entende cumprir os seus.

Em 25 de Maio de 2015, no Porto, em sessão realizada no Teatro Rivoli, António Sampaio da Nóvoa apresentou a Carta de Princípios da sua candidatura a Presidente da República Portuguesa, na qual declara solenemente as razões que o levaram a candidatar-se bem como a forma como interpreta o seu serviço a Portugal.  

Para que o voto seja mais esclarecido e livre, trazemos a esta folha informativa, a biografia de António Sampaio da Nóvoa, o nosso Candidato, extratos da sua Carta de Princípios e os artigos 120º a 146º da Constituição da República.

Os dois documentos poderão ser consultados na sua totalidade em www.sampaiodanovoa.pt e em www.parlamento.pt.

Na Madeira e Porto Santo votamos em António Sampaio da Nóvoa porque o conhecemos, sabemos como se propõe ser o nosso Presidente e porque queremos, em Portugal,  a vitória da esperança e da confiança, em Janeiro de 2016.

A vitória de todos os portugueses.

A vitória de António Sampaio da Nóvoa.

Contamos consigo.