segunda-feira, 29 de junho de 2015

PORQUE APOIO SAMPAIO DA NÓVOA

Amigos, muitos, me aconselharam a não me intrometer nas próximas eleições, nas presidenciais nomeadamente.
Considerando, porém, a minha idade, o estado do País e as minhas responsabilidades perante ele, entendi que deveria intervir.
Decidi fazê-lo apoiando a candidatura de António Sampaio da Nóvoa à Presidência da República.
E decidi apoiar Sampaio da Nóvoa porque dotado é, ele, de: uma superior inteligência, boas qualidades de temperamento (entre elas, a da coragem intelectual e a da capacidade de decisão) um carácter forte e bom.
Decidi apoiar Sampaio da Nóvoa porque dotado é, ele, também, de uma cosmopolita e diversificada preparação académica, que bem lhe permite avaliar o mundo difícil em que vivemos, bem conhecer o País que fomos, o País que somos e o País que realisticamente podemos ser.
Apoio, também, Sampaio da Nóvoa porque: mostrou saber, bem, liderar o governo de organizações complexas - como foi o caso da Universidade de Lisboa
Mostrou, na liderança desse governo, entender que exercer o poder é bem gerir o presente das instituições, não de forma estática, mas dinamicamente através da sua reforma deliberada, para serem futuro e, assim, melhor servirem o bem comum. Com esse entendimento, e com liderante propósito e trabalho se empenhou na fusão da Universidade de Lisboa e da Universidade Técnica de Lisboa, na génese da nova, grande ousada e ambiciosa Universidade de Lisboa. E, depois, concluída essa importante função, a liderança do governo da nova Universidade deixou, por razões de racionalidade, ao seu colega, que fora reitor da Universidade Técnica.
Apoio, ainda, Sampaio da Nóvoa porque sei que sente e sabe que “os regimes políticos e até os sociais passam”, como passam as ideologias que inspiraram e, mesmo, alimentaram.
Enfim, porque sabe Sampaio da Nóvoa que ficam, e ficam sempre, a “língua e a civilização”, o patriotismo, o DEVER e a Honra que geram e alimentam.
António Ramalho Eanes 24 de Maio de 2015