sexta-feira, 27 de novembro de 2015

SAMPAIO DA NÓVOA POR UMA CULTURA DE DIÁLOGO E DE COMPROMISSO


"Finalmente, ao fim de mais de 50 dias de incertezas e de alguma turbulência política, o processo das eleições legislativas encontra-se concluído. Agora abre-se um novo capítulo, o capítulo das Presidenciais. Ficámos todos a saber duas coisas nestas últimas semanas. A importância do papel do Presidente e que, contrariamente ao que muitos andaram a dizer, não há vencedores antecipados e temos uma eleição em aberto.
Os últimos 50 dias ficaram também marcados, e esse é o que torna especial o momento que vivemos, por uma cultura de diálogo e de compromisso pouco comum na vida política portuguesa. É essa cultura política que torna, mais do que nunca, clara a urgência desta candidatura. Faz falta um Presidente da República que seja capaz de representar todos os portugueses e de construir compromissos históricos num tempo tão exigente da nossa vida colectiva. Um Presidente que não exclua ninguém. Um Presidente que não esteja refém de interesses particulares ou de lógicas partidárias. Um Presidente capaz de acolher e de apoiar as alianças necessárias à estabilidade governativa. Um Presidente sem preconceitos e sem tabus.
Este novo ciclo político é bem visível na forma como a campanha tem vindo a ganhar cada vez maior velocidade e conta com um número crescente de voluntários e activistas. Esta semana inaugurámos a sede nacional e percorremos quatro distritos, acabando com um jantar/concerto com as comunidades de língua portuguesa, em Lisboa, e um almoço com apoiantes em Leiria.
Agora é a hora de acreditar, de fazer acreditar.
Vamos todos juntar-nos nesta candidatura, que já não é só minha, que é vossa,
António Sampaio da Nóvoa