sábado, 19 de dezembro de 2015

NOVO TEMPO, NOVO PRESIDENTE


Como já devem ter reparado, a nova linha da campanha já se encontra nas ruas do país. Em Abril, quando apresentei esta candidatura, fui bastante claro nas críticas ao famoso “arco da governação”, dizendo que era um conceito que excluiu 20% dos portugueses. Independentemente das opiniões sobre as políticas seguidas pelo Governo, o reforço de uma política de compromissos e entendimentos, alargando o leque do apoio da governação de três para seis partidos, é um sinal de vitalidade e maturidade da democracia portuguesa.
É este novo tempo, como tenho referido, que tornou mais claro do que nunca a urgência desta candidatura. Faz falta um Presidente da República que seja capaz de representar todos os portugueses e de construir compromissos históricos num tempo tão exigente da nossa vida colectiva. Um Presidente que não exclua ninguém. Um Presidente que não esteja refém de interesses particulares ou de lógicas partidárias. Um Presidente capaz de acolher e de apoiar as alianças necessárias à estabilidade governativa. Um Presidente sem preconceitos e sem tabus.
“Novo tempo, novo Presidente”. Porque já tivemos um Presidente da República militar, já tivemos três Presidentes que foram líderes máximos dos seus partidos, o Dr. Soares, o Dr. Sampaio e o Dr. Cavaco Silva, e agora estamos na fase de termos um Presidente da República que não tenha essa vida partidária e que analise com um novo olhar esta nova realidade.
António Sampaio da Nóvoa